Ultrassonografia


Ultrassonografia

Quais são os benefícios do ultrassom?

A visualização por ultrassom é feita ao mesmo tempo em que o exame é realizado. Não havendo necessidade de processamento posterior.
O ultrassom é predominantemente não invasivo, sem radiação e dispensa a introdução de agulhas (a não ser em certos procedimentos especializados com biópsias). 
A anatomia de alguns órgãos específicos poderão ser visualizadas e documentadas, através do contado do transdutor com a pele.

Como o paciente deve preparar-se para um exame de ultrassom?

Cada exame apresenta uma peculiaridade e devem ser seguidas as orientações dos preparos de exames.

Quem executa o exame de ultrassom?

No Brasil somente médicos podem realizar o exame.

O que acontece ao paciente após o exame?

Após o exame de ultrassom, o paciente estará liberado para suas atividades normais. Não há efeitos colaterais conhecidos da aplicação de ultrassom.

Como o exame de ultrassom é utilizado na gravidez?

Durante o primeiro trimestre - a partir de 7 a 8 semanas - já é possível visualizar o embrião e atestar sua vitalidade. O mais indicado nessa fase é o exame via transvaginal. Durante o segundo trimestre da gravidez, seu período intermediário, uma pesquisa anatômica do feto é realizada e cada aspecto da anatomia fetal é examinado, medido e documentado. No terceiro trimestre temos uma visão clara da anatomia (face, órgãos internos, coração e etc) que auxiliam decisões sobre os procedimentos durante o parto.

Há temores sobre o uso do ultrassom?

Atualmente, o emprego do ultrassom está tão disseminado e conhecido que sobraram apenas algumas preocupações ou temores. A dúvida predominante no passado era: "Existe radiação?" e.. "Vai doer?" O exame com ultrassom não utiliza nenhum tipo de radiação, é relativamente indolor e não se conhecem efeitos colaterais.

Dicas para o paciente:

Vista uma roupa confortável.
Crianças pequenas no local do exame podem atrapalhar.
Siga todas as instruções dadas pelo médico.
Evite comer ou ingerir bebida com gás antes do exame abdominal pois provocam gases.