Exames Contrastados


Quais exames contratados são realizados na Rad Med?

Histerossalpingografia
Uretrocistografia Retrógrada
Urografia excretora
Esôfago contrastado
Trânsito Delgado
Clister opaco Sialografia
SEED (Seriografia de Esôfago Estômago e Duodeno)

Água "quebra" o jejum?

Não. Porém, cada exame apresenta uma peculiaridade e devem ser seguidas as orientações dos preparos de exames.

O que é o contraste?

O contraste não é um medicamento, é uma substância utilizada em exames de imagem para análise de partes específicas do organismo. Torna possível analisar em detalhes as regiões do organismo que interessam ao médico. Podem ser administrados via oral, intravenosa, intra-arterial, uretral, retal, nas glândulas salivares ou em outras situações específicas como fistulografias, ductografias, etc... A escolha da melhor forma de administração depende do exame solicitado e da região de interesse. Cada caso é analisado por médicos que decidem se há necessidade ou não de utilização dos meios de contraste. 

Existe contraindicação para o uso de contraste?

Em todo exame contrastado em que é necessário usar meio de contraste iodado, é imprescindível que o paciente responda a um questionário previamente preparado, que é encontrado em todos os departamentos radiológicos, no qual são feitas perguntas para analisar seus históricos alérgicos. As principais contraindicações para o uso desse meio de contraste são o hipertireoidismo manifesto e a insuficiência renal.

Por que é necessário levar os exames anteriores?

A análise conjunta dos exames anteriores com os atuais complementa o estudo. O médico radiologista utiliza os exames anteriores para comparação com os resultados atuais e elabora um relatório mais completo, que pode fornecer informações referentes à evolução de alguma doença ou ao aparecimento de alguma alteração.

Em alguns casos podemos solicitá-los posteriormente. No entanto, isso não significa necessariamente algo insatisfatório.